Entre em contato conosco | [email protected]

Instituto Enter Jovem forma educadores(as) sociais do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca para atuarem no Projeto que inicia atividades em 10 de fevereiro

O Instituto Enter Jovem capacitou 37 educadores(as) sociais que irão trabalhar na qualificação socioprofissional dos(as) jovens que participarão do Projeto Enter Jovem, nos municípios de Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca.

A formação aconteceu entre os dias 14 e 18 de janeiro, na Escola de Referência do Ensino Médio Luísa Guerra. Os(as) educadores(as) participaram de 40 horas de formação, conhecendo a metodologia, os objetivos e a equipe do Projeto, além de realizarem o planejamento geral das atividades previstas. Até o dia 3 de fevereiro, o Instituto está inscrevendo os(as) jovens que participarão do Projeto e, no dia 10 do mesmo mês, as atividades serão iniciadas nas comunidades e instituições parceiras no território.

“Os(as) educadores(as) foram selecionados(as) por meio de edital com prioridade para os(as) moradores das duas cidades, considerando a importância de conhecerem bem a realidade destas comunidades que vão receber o Projeto. Estamos nos preparando para garantir que o processo de ensino-aprendizagem seja eficiente e alcance os resultados desejados”, ressaltou Cleide Moraes, gerente de projetos sociais do Instituto Enter Jovem.

Luiz Carlos Oliveira Júnior, 27 anos, morador do Cabo de Santo Agostinho, é um dos educadores sociais do projeto. Durante a formação, ele falou da importância do seu trabalho como agente de transformação. “Podemos proporcionar à juventude o acesso à políticas, serviços e programas que os encaminhe ao mundo do trabalho e ao sentimento de pertencimento à sua própria comunidade”, afirmou.

Ricardo Paiva, 36 anos, pedagogo no Cabo de Santo Agostinho há quase 20 anos, também participou da formação e está entusiasmado com o Projeto. “Poderemos sinalizar possibilidades para um futuro melhor destes jovens”, disse. Já Merciane Lúcia Santos, 31 anos, moradora do distrito de Ponte dos Carvalhos, destacou que tinha 12 anos quando participou como aluna de um projeto social no Cabo. Agora, será uma das educadoras e ressalta que seu trabalho “pode contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária”.

Durante a capacitação dos(as) educadores(as), Cleide Moraes ressaltou também a importância do trabalho deles(as) como “estimuladores(as) de sonhos”. Ela falou que ao longo da vida, crianças e adolescentes vão se distanciando de seus sonhos e que quebrar este ciclo não é fácil, mas necessário, para fazer os(as) jovens se verem com projeto de vida e inserção no mundo do trabalho. “O brilho no olho do(a) educador(a) é fundamental para refletirmos sobre os nossos sonhos perdidos”, disse.

Os(as) educadores(as) sociais classificados foram escolhidos(as) a partir de um processo seletivo, iniciado em dezembro, que contou com mais de 120 inscritos. Eles(as) conduzirão as aulas e atividades práticas que serão realizadas no Projeto que irá beneficiar 2,4 mil jovens de 15 a 29 anos, dos municípios de Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, entre os anos de 2025 e 2028. O projeto é realizado pelo Instituto Enter Jovem, em parceria com a @Petrobras, através do programa #PetrobrasSocioAmbiental.

24 de janeiro de 2025

0respostas em "Instituto Enter Jovem forma educadores(as) sociais do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca para atuarem no Projeto que inicia atividades em 10 de fevereiro"

    Deixe sua mensagem

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Todos os direitos reservados | Site criado por: T1site
    X
    Pular para a barra de ferramentas